A localização deste Starbucks é de certa forma característica, tal como está na abordagem principal de Dazaifu Tenmangu, um dos santuários mais importantes no Japão. Fundado em 919 d.C., o santuário foi venerado como “o Deus da Exame” e recebe aproximadamente dois milhões de visitantes por ano que desejam seu sucesso. Ao longo do percurso principal do santuário, existem edifícios japoneses tradicionais em um ou dois pavimentos. O projeto buscou fazer uma estrutura que harmonize com a paisagem urbana, usando um único sistema de tecelagem de elementos finos de madeira diagonalmente.
O edifício é composto por 2000 elementos como varetas em tamanhos de 1.3 a 4 metros de comprimento e 6 centímetros de seção. O comprimento total dos elementos alcança uma distância de 4.4km. Havíamos experimentado a tecelagem das varetas nos projetos de Chidori e GC Prostho Museum Research Center, e desta vez tentamos a tecelagem diagonal a fim de proporcionar uma sensação de direção e fluidez. Três elementos são unidos em um ponto em Chidori e GC, enquanto na Starbucks são quatro varetas que chegam a um ponto devido à diagonal – uma junção mais complicada.
Resolvemos o problema mudando levemente a posição dos pontos de apoio, dividindo os quatro elementos em dois grupos, evitando a concentração em um único ponto. O acúmulo de pequenas partes a partir do solo foi amplamente empregado na arquitetura tradicional do Japão e da China. Desta vez, o método foi altamente aprimorado em combinação com tecnologia avançada para que as pessoas sejam aproximadas da arquitetura. É um espaço fluído, como uma caverna.
- Cliente: Manten Corporation